A ROBÓTICA EDUCACIONAL NAS ESCOLAS PÚBLICASResumo O modelo tradicional de ensino é baseado em um sistema que permite a passagem de informação do professor para o aluno. No entanto, novas metodologias de ensino-aprendizagem estão em constate aperfeiçoamento a fim de desenvolver o senso crítico e centrar todo o processo no aluno. Um desses processos é a aprendizagem baseada em problemas, na qual o aluno recebe informações para a solucionar determinadas questões. O presente trabalho descreve a realização de um Curso de Introdução à Robótica realizado no Instituto Federal da Paraíba - Campus João Pessoa por ocasião da Semana de Ciência e Tecnologia no segundo semestre do ano de 2016. Todo o curso foi baseado em metodologias ativas, que contam com esses novos processos de ensino-aprendizagem. Para tanto, foi utilizada a placa de desenvolvimento Arduino e uma placa adicional (shield) com fins para o ensino de robótica educacional de um modo muito simples. |
Código | 101 |
Evento | COBENGE17 |
---|---|
Área | 08. Interação entre cursos de Engenharia e Tecnologia e o Ensino Fundamental e Médio |
Subárea | 08.1. Relato de experiências |
Autores | José Torres Coura Neto,Fernando Costa Fernandes Gomes |
Palavras-chaves | Robótica, Arduino, Ensino. |
Arquivo | COBENGE17_00027_00000101.pdf |