A MATEMÁTICA NOS CURSOS DE ENGENHARIA: UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES APRESENTADAS POR ACADÊMICOS INGRESSANTESResumo O objetivo deste artigo é investigar como os acadêmicos dos cursos de engenharia percebem o papel da matemática para sua formação como futuros engenheiros e verificar quais são as dificuldades apresentadas por eles no que se refere a aprendizagem de conteúdos matemáticos que envolvam a álgebra, trigonometria e a geometria. Para tanto, realizamos um estudo de campo com 207 acadêmicos matriculados no primeiro semestre dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química de uma instituição selecionada. Na coleta de dados utilizamos um questionário informativo misto, composto por 14 questões que foram analisadas e agrupadas em seis quadros de acordo com as categorias estabelecidas, seguidas da análise descritiva de cada uma delas. Foi possível observar que a maioria (82,61%) dos acadêmicos investigados reconhecem que a matemática é fundamental para a formação do engenheiro, principalmente no que se refere ao seu uso para as demais disciplinas do curso e para a resolução de problemas da engenharia. Além disso, constatamos que os investigados apresentaram dificuldades para descreverem e identificarem os conceitos de geometria, álgebra e trigonometria. |
Código | 1015 |
Evento | COBENGE18 |
---|---|
Área | 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem |
Subárea | 01.3. Avaliação de ensino e aprendizagem |
Autores | Erika Janine Maia Afonso,Luiz Henrique Dias Afonso,Andressa Zampieri Rosa |
Palavras-chaves | Matemática básica. Dificuldades em matemática. Engenharia. |
Arquivo | COBENGE18_00048_00001015.pdf |