ANÁLISE DE METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZEM APLICADAS NO EGRESSO DE ALUNOS NA GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - PARTE 1Resumo O objetivo acadêmico é preparar os alunos que ingressam na faculdade a se tornarem profissionais capacitados de modo que o entendimento sobre os problemas tendem a se tornar menos complexos, neste sentido as instituições de Ensino Superior têm buscado novas metodologias de ensino e aprendizagem para aproximar o ensino acadêmico ao mais próximo da realidade vivenciada nas empresas. A Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning - PBL) proporciona a participação ativa dos alunos por meio da simulação de atividades, oferecendo respostas satisfatórias a problemas frequentes intratáveis na formação profissional. No entanto, é importante citar que esse tipo de atividade didática possa ser complementado com atividades de ensino tradicionais como, seminários e apresentações em sala de aula. Neste projeto, realizou-se um estudo com o objetivo de analisar as metodologias de ensino e aprendizagem que estão sendo relevantes no conceito de (PBL) no egresso de alunos de Engenharia de Produção. Utilizou-se para fundamentar a pesquisa bibliografias, artigos, teses e dissertações envolvendo tanto os princípios da Aprendizagem Baseada em Problemas quanto os de Gestão da Produção. |
Código | 1046 |
Evento | COBENGE18 |
---|---|
Área | 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem |
Subárea | 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem |
Autores | FABÍOLA SILVA BEZERRA,KARINA SILVA CAMPOS,Wallace Rodolfo Lopes da Silva,camila figueiredo vasconcelos percegoni vidal |
Palavras-chaves | Metodologias de Ensino e Aprendizagem. Aprendizagem Baseada em Problemas. Engenharia de Produção. |
Arquivo | COBENGE18_00046_00001046.pdf |