ARTICULAÇÕES ENTRE A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS DE ENGENHARIA E O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS SOCIAISResumo Com o objetivo de destacar os encontros e desencontros entre a proposta de universidade pública e popular e o desenvolvimento de Tecnologias Sociais (TS), o presente artigo explicita os resultados das análises feitas nos ordenamentos institucionais da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e, principalmente, nos Projetos Pedagógicos dos cinco cursos de Engenharia por ela ofertados. A pesquisa documental foi desenvolvida de acordo com a categoria 'organização curricular' e os resultados indicam que, apesar de a UFFS ter forte vinculação com movimentos sociais e se projetar como desenvolvedora de TS, há uma considerável falta de clareza sobre o que seja conceber um curso de Engenharia nessa perspectiva. Apesar de algumas importantes iniciativas os documentos revelam um longo caminho a ser percorrido na superação de modelos formativos historicamente consolidados. |
| Código | 1050 |
| Evento | COBENGE18 |
|---|---|
| Área | 06. Formação Cidadã |
| Subárea | 06.1. Responsabilidade social e interação com a sociedade |
| Autores | Walter Antonio Bazzo,Leandro Bordin |
| Palavras-chaves | Educação em Engenharia. Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Tecnologia Social. |
| Arquivo | COBENGE18_00067_00001050.pdf |