ANÁLISE DE RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE DOCENTES DE CURSOS DE ENGENHARIA DA UFSCarResumo Este artigo aborda a temática da avaliação de desempenho dos docentes, em especial nas Instituições de Ensino Superior, partindo do pressuposto de que essa avaliação se mostra um importante mecanismo para garantir a qualidade do ensino e, consequentemente, a aprendizagem dos alunos, bem como as atividades de pesquisa e extensão, que são igualmente importantes para a sociedade. Diante desse contexto, o objetivo deste artigo é analisar os resultados das avaliações de desempenho de docentes dos cursos de Engenharia oferecidos pela Universidade Federal de São Carlos, fazendo uma comparação com a qualidade do ensino da instituição, que é muito bem classificada no ranking das melhores universidades do Brasil. Para tanto, foram selecionados e analisados os processos de avaliação de desempenho para fins de progressão ou promoção na carreira de uma amostra de cinquenta docentes. Utiliza-se uma abordagem quali-quantitativa, uma vez que os dados coletados em números são analisados qualitativamente. Conclui-se que os docentes dos cursos de Engenharia da UFSCar são muito bem avaliados, ou seja, qualificados para o exercício de suas funções, o que garante um ambiente propício não apenas à aprendizagem dos alunos, como também à inovação. |
Código | 1071 |
Evento | COBENGE18 |
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Área | 04. Formação Pedagógica dos Professores |
Subárea | 04.5. Avaliação docente |
Autores | Itamar Aparecido Lorenzon,Lilian Segnini Rodrigues |
Palavras-chaves | Avaliação de Desempenho; Docentes; Instituições Federais de Ensino Superior |
Arquivo | COBENGE18_00062_00001071.pdf |