ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

APLICAÇÃO DE AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICA, FORMATIVA E SOMATIVA EM PROJETOS DESENVOVIDOS COM ARDUINO


Resumo
O objetivo deste estudo é analisar as formas de avaliação diagnóstica, formativa e somativa de um grupo de onze estudantes do curso técnico de informática. Este grupo de alunos, foi dividido em 3 grupos, que desenvolveram projetos utilizando robótica educacional, com uso da plataforma arduino uno, sendo aplicada para desenvolver projetos interligados com as disciplinas de física e matemática. Esses projetos foram avaliados, de acordo com as avaliações mencionadas, usando questionários com questões de múltipla escolha e dissertativa e reuniões. A avaliação diagnóstica realizada por meio de questionários, ajudou o professor a diagnosticar, quais conhecimentos os alunos compreendiam sobre o conteúdo que seria ministrado ao longo do semestre. As avaliações formativas realizadas por meio de reuniões, forneceram um melhor posicionamento do andamento dos projetos e ajudaram a sanar as dúvidas que iam surgindo no decorrer do processo, e por último a avaliação somativa, realizada por meio de questionários e apresentação dos projetos desenvolvidos, forneceu um panorama geral no final do processo de ensino e aprendizagem
Código 1092
Evento COBENGE18
Área 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
Subárea 01.3. Avaliação de ensino e aprendizagem
Autores Daniela dos Santos Santana,Renato da Rocha Lopes
Palavras-chaves avaliação diagnóstica, avaliação formativa, avaliação somativa
Arquivo COBENGE18_00048_00001092.pdf
Voltar