ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

APRENDER FAZENDO: Planta baixa em escala real como aprimoramento da percepção da escala dos ambientes do projeto arquitetônico


Resumo
O presente artigo tem o intuito de relatar a experiência de execução de uma Planta Baixa em escala real na disciplina de Projeto Arquitetônico 2 do curso Técnico Integrado em Edificações do IFCE Campus Quixadá. Baseada na metodologia ativa "Aprender Fazendo" buscou-se interdisciplinaridade com o canteiro de obras, tendo como objetivos a aproximação à prática profissional do curso e o aprimoramento da percepção da escala dos espaços. Pretendeu-se também a promoção da autonomia dos alunos, que durante todo o processo participaram efetivamente da tomada de decisões, tendo o professor papel de mediador no processo de projeto e orientador na execução. Como resultado, tem-se um maior ânimo dos alunos com o curso além do alcance de uma experiência inédita no campus.
Código 1099
Evento COBENGE18
Área 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
Subárea 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem
Autores Nara Gabriela de Mesquita Peixoto,MARIA LAINE SILVA DE FREITAS
Palavras-chaves Aprender Fazendo, metodologias ativas, planta baixa, projeto arquitetônico, desenho técnico
Arquivo COBENGE18_00046_00001099.pdf
Voltar