ANÁLISE COMPARATIVA DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS E BIM COMO SUPORTE NO ENSINO DE CONSTRUÇÃO CIVILResumo O objetivo da matéria Construção Civil é transferir para o aluno o conhecimento básico sobre a execução de obras civis, exercendo sua capacidade de coletar e tratar informações, em sala de aula e em obras, a fim de possibilitar que ele tome decisões no futuro, com foco na gestão e execução dos serviços sob sua responsabilidade. O caráter da disciplina é teórico-prático e geralmente compreende aulas com slides e vídeos, exercícios, visitas a canteiros de obra e trabalhos práticos. No entanto, as ferramentas de ensino adotadas hoje apresentam limitações na representação da informação. Embora complementado pelo uso de imagens e vídeos da execução do serviço, os conhecimentos teóricos apresentados no campo da Construção Civil ainda não permitem uma compreensão plena da complexidade da execução dos serviços na prática. Observa-se que a capacidade da tecnologia BIM em representar modelos tridimensionais da construção e seus elementos pode contribuir de forma relevante para a melhor visualização e compreensão dos processos construtivos abordados no campo da Construção Civil. Este trabalho teve como objetivo fazer uma análise comparativa do uso de recursos audiovisuais e BIM para apoiar o ensino da máteria Construção Civil no curso de Engenharia Civil. Para isso, material didático utilizando BIM foi aplicado nas aulas de assinatura da Construção Civil. O benefício do uso do BIM para apoiar o ensino do material foi identificado e avaliado de acordo com a percepção dos alunos, a partir da aplicação de um questionário. |
Código | 1102 |
Evento | COBENGE18 |
---|---|
Área | 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem |
Subárea | 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem |
Autores | Elaine Pinto Varela Alberte,Jadi Tosta Iglesias Ventin,Emerson de Andrade Marques Ferreira |
Palavras-chaves | BIM, Construção Civil, Audiovisual, Ferramentas didáticas |
Arquivo | COBENGE18_00046_00001102.pdf |