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A PROBLEMATIZAÇÃO NA PRÁTICA EDUCATIVA: UM EXERCÍCIO EXTRAMUROS E EXTRAORDINÁRIO


Resumo
A rápida evolução da sociedade ocorrida nas últimas décadas tem despertado o interesse cada vez mais acentuado sobre as possíveis metodologias e tecnologias educacionais para fazer frente às novas exigências de uma nova realidade e de um novo público. Com a internet banda larga, a consulta de terabytes de informação virou uma tarefa simples, de poucos minutos. Do mesmo modo, cresce o interesse pelas chamadas metodologias ativas, mas seriam as metodologias tradicionais "passivas"? A pesquisa no Google seria realmente mais eficaz que uma pesquisa numa biblioteca ou enciclopédia? Questionamentos como esses são importantes para o entendimento da evolução do processo de ensino-aprendizagem, enquanto prática efetiva de transmissão de conhecimento. Esse artigo apresenta um estudo de caso em que os alunos de uma turma de engenharia rompem os muros do campus e escolhem um local inusitado para desenvolver uma ação prática em Ergonomia, um conhecido bar localizado entre duas grandes instituições de ensino privadas no estado do Rio de Janeiro. O resultado mostrou que a interação do pesquisador-aluno com a fonte de seu aprendizado potencializa a compreensão e assimilação do conteúdo. A experiência, inicialmente prevista como parte integrante de uma disciplina do nono período no curso de Engenharia de Produção, ensejou uma pesquisa de um programa de mestrado, ora em andamento.
Código 1138
Evento COBENGE18
Área 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
Subárea 01.2. Estratégias pedagógicas
Autores Marcello Silva e Santos,Rondinele Soares de Paula,Beatriz Sílvia Amarante Araujo Henriques,Mauro da Cruz Souza,Amanda Fortes Pereira
Palavras-chaves Aprendizagem Significativa; Problematização; Ergonomia.
Arquivo COBENGE18_00047_00001138.pdf
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