APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL): RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAResumo As metodologias ativas têm o potencial de despertar a curiosidade, à medida que os estudantes se inserem na teorização e constroem novos elementos - ainda não considerados nas aulas ou na própria perspectiva do professor. Quando acatadas e analisadas as contribuições dos estudantes, valorizando-as, são estimulados os sentimentos de engajamento, percepção de competência e de pertencimento. O objetivo deste trabalho é de investigar a eficiência na utilização de Atividades Baseadas em Problemas na unidade curricular de "Resistência dos Materiais 1", do Curso Técnico em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS. Observou-se que 94% dos estudantes recomendam que as "atividades baseadas em problemas" devem ser utilizadas em outras unidades curriculares do curso, 87% dos estudantes concordam que as "atividades baseadas em problemas" despertaram maior interesse pelas aulas e contribuíram para seu aprendizado e 88% dos estudantes concordam que as "atividades baseadas em problemas" proporcionaram o desenvolvimento de habilidades como proatividade, criatividade e visão crítica. Desta forma, conclui-se que o modelo pedagógico proposto - incorporando-se o PBL - demonstrou-se de grande valia para o processo de ensino/aprendizagem do curso técnico em edificações do IFMS. |
Código | 1202 |
Evento | COBENGE18 |
---|---|
Área | 08. Interação com os Ensinos Fundamental e Médio |
Subárea | 08.1. Relato de experiências |
Autores | Luan Matheus Moreira |
Palavras-chaves | Metodologias ativas. Ensino. Aprendizagem. |
Arquivo | COBENGE18_00074_00001202.pdf |