ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL): RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA


Resumo
As metodologias ativas têm o potencial de despertar a curiosidade, à medida que os estudantes se inserem na teorização e constroem novos elementos - ainda não considerados nas aulas ou na própria perspectiva do professor. Quando acatadas e analisadas as contribuições dos estudantes, valorizando-as, são estimulados os sentimentos de engajamento, percepção de competência e de pertencimento. O objetivo deste trabalho é de investigar a eficiência na utilização de Atividades Baseadas em Problemas na unidade curricular de "Resistência dos Materiais 1", do Curso Técnico em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS. Observou-se que 94% dos estudantes recomendam que as "atividades baseadas em problemas" devem ser utilizadas em outras unidades curriculares do curso, 87% dos estudantes concordam que as "atividades baseadas em problemas" despertaram maior interesse pelas aulas e contribuíram para seu aprendizado e 88% dos estudantes concordam que as "atividades baseadas em problemas" proporcionaram o desenvolvimento de habilidades como proatividade, criatividade e visão crítica. Desta forma, conclui-se que o modelo pedagógico proposto - incorporando-se o PBL - demonstrou-se de grande valia para o processo de ensino/aprendizagem do curso técnico em edificações do IFMS.
Código 1202
Evento COBENGE18
Área 08. Interação com os Ensinos Fundamental e Médio
Subárea 08.1. Relato de experiências
Autores Luan Matheus Moreira
Palavras-chaves Metodologias ativas. Ensino. Aprendizagem.
Arquivo COBENGE18_00074_00001202.pdf
Voltar