ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

A FERRAMENTA KAHOOT APLICADA À DISCIPLINA DE PROJETO E CONSTRUÇÃO DA SUPERESTRUTURA VIÁRIA


Resumo
Os jogos são ferramentas práticas com regras bem definidas e, quando inseridas em um contexto adequado, reforçam a capacidade dos seus usuários de tomarem decisões, trabalharem em equipe e promoverem competências em âmbito individual e social, com destaque para a liderança. Os jogos também passam a captar as habilidades, competências e, também, as fraquezas dos seus utilizadores, possibilitando assim que os mesmos sejam direcionados ao atendimento do objetivo proposto. O Kahoot é uma ferramenta online fundamentada na Aprendizagem Baseada em Jogos (ABJ) ou, do inglês, Game Based Learning (GBL), usada como tecnologia educacional em salas de aula de algumas escolas e universidades. Percebendo-se a praticidade da plataforma Kahoot e os benefícios que a ABJ pode proporcionar aos discentes e aos docentes, este artigo foi desenvolvido com o objetivo de aplicar um quiz por meio da ferramenta citada, para mensurar em quais conteúdos os alunos possuíam domínio ou estavam encontrando dificuldades na disciplina de Projeto e Construção da Superestrutura Viária, do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará. O quiz proposto consistiu na formulação de 38 questões de múltipla escolha relacionadas aos assuntos ministrados em sala de aula até a data da sua aplicação. Através dos resultados obtidos identificaram-se os conteúdos, sendo possível em aulas posteriores a revisão de alguns assuntos, bem como um melhor direcionamento da disciplina.
Código 1203
Evento COBENGE18
Área 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
Subárea 01.2. Estratégias pedagógicas
Autores FRANCISCO HEBER LACERDA DE OLIVEIRA,BRUNO CAVALCANTE MOTA,SUELLY HELENA DE ARAÚJO BARROSO
Palavras-chaves GBL. Jogos. Kahoot. Ensino. Engenharia Civil.
Arquivo COBENGE18_00047_00001203.pdf
Voltar