APLICAÇÃO DO CONCEITO "PBL" NO ENSINO SUPERIOR EM TRANSPORTE TERRESTRE ENVOLVENDO CONCEITOS DE FÍSICA E RESISTÊNCIA DOS MATERIAISResumo Este trabalho visa verificar a compreensão do ensino obtida durante a disciplina de física para Tecnologia/Engenharia em Transporte Terrestre ministrada com a utilização de uma ferramenta importante, o ensino de resolução de problemas (PBL). Este objetiva a compreensão da importância de fenômenos, conceitos e técnicas relacionadas ao desenvolvimento de projetos tradicionais como a construção de pontes de macarrão. A nova proposta é a construção de pontes de papel, utilização de softwares usados para simular fenômenos físicos-químicos envolvendo possíveis situações cotidianas. A avaliação da retenção dos conhecimentos é obtida através de exposição e funcionalidade do projeto, que para serem desenvolvidos necessitaram dos conceitos teóricos fornecidos ao longo do curso. |
Código | 126 |
Evento | COBENGE17 |
---|---|
Área | 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia |
Subárea | 01.3. Avaliação da Qualidade de Ensino/Aprendizagem |
Autores | LILIAN MARQUES SILVA,Eik Tenório,MATEUS LOUBACK GONÇALVES,Volney Mattos de Oliveira |
Palavras-chaves | resistência do papel, ensino por resolução de problemas (PBL), simuladores, pontes de papel |
Arquivo | COBENGE17_00003_00000126.pdf |