ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

APLICAÇÃO DO CONCEITO "PBL" NO ENSINO SUPERIOR EM TRANSPORTE TERRESTRE ENVOLVENDO CONCEITOS DE FÍSICA E RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS


Resumo
Este trabalho visa verificar a compreensão do ensino obtida durante a disciplina de física para Tecnologia/Engenharia em Transporte Terrestre ministrada com a utilização de uma ferramenta importante, o ensino de resolução de problemas (PBL). Este objetiva a compreensão da importância de fenômenos, conceitos e técnicas relacionadas ao desenvolvimento de projetos tradicionais como a construção de pontes de macarrão. A nova proposta é a construção de pontes de papel, utilização de softwares usados para simular fenômenos físicos-químicos envolvendo possíveis situações cotidianas. A avaliação da retenção dos conhecimentos é obtida através de exposição e funcionalidade do projeto, que para serem desenvolvidos necessitaram dos conceitos teóricos fornecidos ao longo do curso.
Código 126
Evento COBENGE17
Área 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
Subárea 01.3. Avaliação da Qualidade de Ensino/Aprendizagem
Autores LILIAN MARQUES SILVA,Eik Tenório,MATEUS LOUBACK GONÇALVES,Volney Mattos de Oliveira
Palavras-chaves resistência do papel, ensino por resolução de problemas (PBL), simuladores, pontes de papel
Arquivo COBENGE17_00003_00000126.pdf
Voltar