ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

ANÁLISE DAS DISCIPLINAS DE LABORATÓRIOS INTEGRADOS A PARTIR DE PESQUISA APLICADA AO CORPO DISCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UFBA


Resumo
O conhecimento teórico e prático, aliado ao espírito crítico, são requisitos básicos para uma formação sólida. O discente que vivencia a prática tem a possibilidade de entrar em contato com o campo de atuação e ainda de refletir sobre as habilidades e possibilidades da profissão. No momento em que esse processo não ocorre, há um déficit que pode vir a prejudicar a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva do futuro profissional. Com o objetivo de coletar e analisar informações que possam corroborar com a reflexão do vínculo existente entre teoria e prática, o grupo PET Elétrica UFBA elaborou e aplicou um questionário entre os discentes do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Bahia. A proposta de realizar uma pesquisa junto ao corpo discente tem como intuito analisar a experiência adquirida pelo mesmo no decorrer de seu curso de graduação, a fim de se avaliar a relevância das práticas laboratoriais na formação do engenheiro e fornecer elementos e fundamentos para a discussão sobre as lacunas identificadas por estes estudantes. Este trabalho, portanto, propõe uma análise no âmbito metodológico e estrutural das disciplinas laboratoriais do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Bahia.
Código 1280
Evento COBENGE18
Área 02. Projeto, Gestão e Avaliação de Cursos
Subárea 02.1. Diretrizes curriculares e legislação
Autores Manoelito Carneiro das Neves Filho,Tailana Azevedo da Silva,Felipe Bomfim Souza,Matheus Carvalho Handley Santos,Ana Beatriz da Silva Alves de Souza,Michael Araújo Santos Teixeira de Jesus,Lorenna Santos Vilas Boas
Palavras-chaves Aprendizagem, avaliação da qualidade de ensino, práticas laboratoriais.
Arquivo COBENGE18_00050_00001280.pdf
Voltar