ANÁLISE DINÂMICA DE PÓRTICOS: UMA OPORTUNIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE UM EVENTO CONTEXTUALIZADO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA LINEARResumo Neste trabalho analisamos, do ponto de vista matemático e da Engenharia Civil, um problema clássico: a análise dinâmica de pórticos. A análise do problema, de sua solução e da teoria que a fundamenta é realizada na perspectiva de futuramente, segundo os preceitos da teoria A Matemática no Contexto das Ciências, empregá-lo na elaboração de eventos contextualizados para o ensino e a aprendizagem de conceitos de Álgebra Linear, tais como matriz, sistema de equações lineares, autovalor, autovetor, mudança de base e diagonalização de matrizes. As reflexões realizadas nesse artigo evidenciam o quão vinculado estão os conceitos matemáticos com as situações da Engenharia e, portanto, que, nesse contexto, é possível abordar as Ciências Básicas e a Matemática de forma articulada aos conhecimentos específicos a serem construídos pelos estudantes. |
Código | 1281 |
Evento | COBENGE18 |
---|---|
Área | 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem |
Subárea | 01.2. Estratégias pedagógicas |
Autores | Eloiza Gomes,Gabriel Loureiro de Lima,Barbara Lutaif Bianchini,Karina Bradaschia Rocha,Paula Meirelles Bolelli |
Palavras-chaves | Engenharia Civil. Pórticos. Álgebra Linear. Eventos Contextualizados. |
Arquivo | COBENGE18_00047_00001281.pdf |