ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

ANÁLISE DO DESEMPENHO ACADÊMICO E DA EVASÃO NO CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO NA MODALIDADE DE ENSINO À DISTâNCIA


Resumo
Este artigo apresenta uma análise do desempenho acadêmico e do fenômeno da evasão ao longo do processo de oferta de disciplinas em um Curso de Engenharia da Computação na modalidade de Ensino à Distância (EaD) do Centro Universitário Uninter. A metodologia da pesquisa utilizada é o estudo de caso dos dados dos estudantes do curso de Engenharia da Computação da modalidade EaD e foi utilizada a abordagem quantitativa. Esta análise foi realizada considerando os estudantes que estiveram matriculados por pelo menos um módulo nos anos de 2016 e/ou 2017, de forma aleatoriamente distribuídos por todo o território nacional, sem considerar a localização geográfica do estudante, ou sua situação social e econômica. Os resultados auferidos indicam que o desempenho acadêmico do estudante está em constante mutação, parte em decorrência do perfil dos estudantes e, também, em função da adaptação constante dos materiais das aulas disponibilizadas para os estudantes. A conclusão reitera a importância de se conhecer o desempenho acadêmico dos estudantes em perspectiva como forma de buscar identificar as disciplinas nas quais eles apresentam maior dificuldade de aprendizado, e desta forma poder enfatizar nestas a adequação das metodologias, do conteúdo e das técnicas com o intuito de melhorar o processo de ensino-aprendizagem e reduzir a evasão a níveis aceitáveis.
Código 1298
Evento COBENGE18
Área 07. Educação a Distância e Formação Mediada por Tecnologia
Subárea 07.1. Formação mediada por tecnologia
Autores Edson Pedro Ferlin,FRANK COELHO DE ALCANTARA,Luis Gonzaga de Paulo
Palavras-chaves Engenharia; Computação; Modalidade EaD; Evasão; Desempenho.
Arquivo COBENGE18_00071_00001298.pdf
Voltar