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ANÁLISE DA FREQUÊNCIA ACADÊMICA EM UM CURSO DE BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM MOBILIDADE POR MEIO DA REGRESSÃO LOGÍSTICA


Resumo
Os elevados índices de evasão para os cursos de engenharia levantam diversas questões sobre o comportamento do estudante ou ainda fatores de responsabilidade da instituição que impactam nesses índices. A partir disso, neste artigo, buscou-se avaliar e identificar quais as variáveis que podem influenciar na frequência dos alunos matriculados no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Mobilidade da UFSC - Centro Tecnológico de Joinville. Estabeleceu-se uma analise bivariada, e posterior analise multivariada para o ajuste de um modelo de regressão logística. Pela analise do modelo é possível estimar a probabilidade de um aluno obter frequência insuficiente nas disciplinas do curso. As variáveis foram: núcleo curricular, se a disciplina é da área da matemática, o tipo da disciplina, se o aluno foi aprovado, quantidade de alunos por sala e se o aluno repetiu a disciplina. Ao analisar-se os resultados pode-se refletir acerca da importância de elaborar ações na instituição para conter o número de reprovações por frequência, além de instituir métodos de acompanhar o desempenho do aluno quando este faz a disciplina pela primeira vez.
Código 133
Evento COBENGE17
Área 03. Retenção e Evasão nos Cursos de Engenharia e de Tecnologia
Subárea 03.5. Outros
Autores Claudio Decker Junior,Andréa Cristina Konrath,Elisa Henning,Andréia de Fátima Artin,Andrea Holz Pfutzenreuter
Palavras-chaves frequência acadêmica, regressão logística, evasão, retenção
Arquivo COBENGE17_00035_00000133.pdf
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