ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

ANÁLISE DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NO CENTRO DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ


Resumo
Este documento apresenta relato de experiência voltada a formação e capacitação docente implantada no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. Face ao processo de reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, aliado a uma antiga demanda trazida pelos docentes e os últimos resultados as avaliações realizadas ao final de cada semestre letivo junto aos discentes, chegou-se a conclusão que seria importante desenvolver e investir em um programa de formação docente. Contudo, tal processo representaria mudança de paradigma dentro do Centro, então optou-se por uma versão inicial mais enxuta, inclusive valendo-se de caráter mais expositivo. Após consulta aos docentes foram elaboradas ações dentro de temáticas por eles apontadas, para cada ação buscou-se um facilitador especialista do tema. Ao todo, atingiu-se mais de 30% do corpo docente do Centro, sendo que a grande maioria declarou não ter conhecimento, ou então pouco conhecimento das técnicas empregadas, já em uma avaliação feita no semestre letivo 2018.1, primeiro após as ações de formação, 85% declararam estar utilizando as técnicas.
Código 1342
Evento COBENGE18
Área 04. Formação Pedagógica dos Professores
Subárea 04.4. Capacitação docente
Autores Carlos Almir Monteiro de Holanda,Bruno Vieira Bertoncini,Yangla Kelly Oliveira Rodrigues,André Bezerra de Holanda
Palavras-chaves Formação docente. Metodologias ativas. PPC. PBL. EaD.
Arquivo COBENGE18_00061_00001342.pdf
Voltar