ANÁLISE SOBRE MERCADO DE TRABALHO E VISÃO INSTITUCIONAL PELOS EGRESSOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA DO IFPBResumo O presente artigo elabora uma análise quantitativa e qualitativa da formação educacional superior no tocante à inserção e atuação profissional dos egressos do curso superior de Bacharelado em Engenharia Elétrica oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa. Análise essa realizada tendo como alicerce o modelo educacional vigente no curso supracitado. A abordagem fora realizada a partir da coleta de informações provenientes dos egressos, no que diz respeito às suas atuações profissionais contemporâneas e suas convicções sobre a influência, no exercício da profissão, do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e à implementação deste PPC pela Instituição de Ensino Superior (IES). Além da presente perspectiva na atuação profissional, verificou-se também o perfil pretérito dos egressos enquanto estudantes, viabilizando a observação crítica por partes dos mesmos. Como principal gargalo encontrado na pesquisa, fora apresentado o desbalanceamento entre as atividades didáticas teóricas expositivas e as experimentais, enfatizando, assim, a interdisciplinaridade entre atividades didáticas como elemento intrínseco à inserção e continuidade da atuação dos egressos no cenário profissional atual. |
Código | 1354 |
Evento | COBENGE18 |
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Área | 02. Projeto, Gestão e Avaliação de Cursos |
Subárea | 02.4. ENADE e avaliação de cursos |
Autores | Edson dos santos bandeira junior,Luana Crispim Santiago Soares,Luiz Otavio Pinheiro Filho,Sergio Madruga Sales Filho |
Palavras-chaves | IES, PPC, Egressos, Engenharia Elétrica, Mercado profissional. |
Arquivo | COBENGE18_00053_00001354.pdf |