ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

A PERCEPÇÃO E MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DE FÍSICA I QUANTO A APLICAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS


Resumo
O ensino superior deve ser um espaço que fomenta a investigação científica e desafia os estudantes a resolução de problemas, contribuindo assim para a formação profissional e científica. O artigo apresenta, portanto, uma análise dos benefícios da utilização de metodologias ativas em aulas de Física no curso de engenharia mecatrônica e engenharia da computação através da aplicação da aprendizagem baseada em problemas com o intuito de compreender a percepção dos estudantes quanto a proposta aplicada. A partir do levantamento de dados, como método de pesquisa, os dados coletados a partir de um questionário com questões fechadas e abertas, possibilitaram considerações a nível qualitativo e quantitativo envolvendo as crenças, atitudes e opiniões dos estudantes frente a metodologia aplicada. Dentre estas, perceberam a relevância da atividade proposta pois fez a relação entre teoria e prática e a necessidade de promover atividades a partir da resolução de problemas em espaços outros que a sala de aula.
Código 1395
Evento COBENGE18
Área 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
Subárea 01.2. Estratégias pedagógicas
Autores ROSEMERE DAMASIO BARD,Davi Colombo Gonçalves
Palavras-chaves Metodologia ativa. ABP. Ensino de Física. Ensino superior
Arquivo COBENGE18_00047_00001395.pdf
Voltar