ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

APLICAÇÃO DE DESIGN THINKING EM UMA DISCIPLINA DE PROJETO DO PRIMEIRO ANO DE UM CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO


Resumo
Cada vez mais o usuário tem ganhado uma importância maior no processo de desenvolvimento de produtos, sabendo que engenheiros estão, muitas vezes, envolvidos nesse processo. Para auxiliar nesse processo, Design Thinking é uma ferramenta que vem sendo muito útil, pois conduz a uma compreensão profunda do ser humano, a cocriação de soluções, bem como a experimentação de forma rápida. O objetivo desse artigo é apresentar um case real de aplicação de Design Thinking em uma disciplina de projeto do primeiro semestre de um curso de Engenharia de Produção. Design Thinking foi aplicado a duas turmas distintas nos anos de 2017 e 2018. Uma pesquisa-ação foi conduzida. Lições aprendidas a partir da primeira aplicação foram de grande relevância para o planejamento da segunda aplicação. Constatou-se que o Design Thinking foi importante para a geração de novas ideias e ampliação de horizontes dos alunos no decorrer do projeto, e que sua contribuição foi mais eficaz na segunda aplicação, quando aplicado de forma compacta em duas aulas seguidas, do que na primeira aplicação, quando havia sido aplicado em vários momentos distintos ao longo do semestre
Código 1406
Evento COBENGE18
Área 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
Subárea 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem
Autores MARCO ANTONIO CARVALHO PEREIRA,Lucas de Bona Fonseca
Palavras-chaves Design Thinking. Project-Based Learning. Engenharia de Produção
Arquivo COBENGE18_00046_00001406.pdf
Voltar