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ANÁLISE DE MÉTODOS PRÁTICOS DE ENSINO DE AUTOMAÇÃO PARA PROCESSOS INDUSTRIAIS: EQUIPAMENTO FÍSICO E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL


Resumo
No contexto do ensino de engenharias, em particular da engenharia de controle & automação, são bem conhecidos as dificuldades no aprendizado do grande tema Sistemas de Controle de Processos Contínuos (RANADE, SALAZAR & RODRIGUES, 2012). Esse assunto não é específico da engenharia de automação & controle, mas cada vez mais associados às demais outras grandes áreas da engenharia, como a química, mecânica, computação, civil etc.. Apresenta-se neste presente trabalho a importância desse tema, os problemas que surgem da falta desse conhecimento, o impacto do laboratório de ensino de engenharia nesse processo, e alguns limites da simulação computacional. Relaciona-se a esses tópicos a questão da sustentabilidade e impactos ambientais, que podem ser origem de problemas, ou de soluções, ainda na escola de engenharia. A partir dessa avaliação se realizou uma pesquisa documental, por meio de dados obtidos de uma experiência didática, de um professor de graduação com seus alunos. A síntese desses dados, e sua posterior análise, serviu como base para confirmar duas hipóteses levantadas, relacionadas ao ensino dessa grande área, dos Sistemas de Controle para Processos Contínuos.
Código 1446
Evento COBENGE18
Área 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
Subárea 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem
Autores Otavio dos Santos Gaijutis,Flávio Vasconcelos da Silva
Palavras-chaves Ensino de engenharia. Sistemas de controle industrial. Laboratórios didáticos. Software de simulação. Sintonia de controladores PID.
Arquivo COBENGE18_00046_00001446.pdf
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