ANÁLISE DE MÉTODOS PRÁTICOS DE ENSINO DE AUTOMAÇÃO PARA PROCESSOS INDUSTRIAIS: EQUIPAMENTO FÍSICO E SIMULAÇÃO COMPUTACIONALResumo No contexto do ensino de engenharias, em particular da engenharia de controle & automação, são bem conhecidos as dificuldades no aprendizado do grande tema Sistemas de Controle de Processos Contínuos (RANADE, SALAZAR & RODRIGUES, 2012). Esse assunto não é específico da engenharia de automação & controle, mas cada vez mais associados às demais outras grandes áreas da engenharia, como a química, mecânica, computação, civil etc.. Apresenta-se neste presente trabalho a importância desse tema, os problemas que surgem da falta desse conhecimento, o impacto do laboratório de ensino de engenharia nesse processo, e alguns limites da simulação computacional. Relaciona-se a esses tópicos a questão da sustentabilidade e impactos ambientais, que podem ser origem de problemas, ou de soluções, ainda na escola de engenharia. A partir dessa avaliação se realizou uma pesquisa documental, por meio de dados obtidos de uma experiência didática, de um professor de graduação com seus alunos. A síntese desses dados, e sua posterior análise, serviu como base para confirmar duas hipóteses levantadas, relacionadas ao ensino dessa grande área, dos Sistemas de Controle para Processos Contínuos. |
Código | 1446 |
Evento | COBENGE18 |
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Área | 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem |
Subárea | 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem |
Autores | Otavio dos Santos Gaijutis,Flávio Vasconcelos da Silva |
Palavras-chaves | Ensino de engenharia. Sistemas de controle industrial. Laboratórios didáticos. Software de simulação. Sintonia de controladores PID. |
Arquivo | COBENGE18_00046_00001446.pdf |