APRENDIZAGEM DA RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS: DO CLÁSSICO NÃO CONFORME AO MUNDO REALResumo O processo normal de ensino é sempre gerido pela transmissão de conteúdo, as vezes inadequados, para supostamente ir num processo crescente de aprendizagem. A engenharia foca na produção de objetos e processos reais, em que a sustentabilidade deveria estar sempre integrada, as habilidades e competências necessárias a esses objetivos são inter-relacionadas e não estanques. O estado da formação em engenharia fica insustentável ao usar conceitos inválidos ou superados, nesse sentido aproveitaremos uma disciplina comum a maioria das engenharias para demonstrar essa realidade e como tomar ações disruptivas para aprimorar o aprender a aprender necessário no mundo atual, essa disciplina é a Resistência dos Materiais. É a aprendizagem baseada no comportamento real dos objetos e processos. Através do texto objetiva-se observar as não conformidades da aprendizagem em diversas temáticas da engenharia e propor alternativas para ajusta-las. |
Código | 1518 |
Evento | COBENGE18 |
---|---|
Área | 10. Temas Transversais |
Subárea | 10.1 Temas Transversais |
Autores | zacarias martin chamberlain pravia |
Palavras-chaves | aprendizagem baseada em realidades; educação em engenharia; estruturas, resistência dos materiais. |
Arquivo | COBENGE18_00079_00001518.pdf |