ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

ANÁLISE DA PERSPECTIVA SUSTENTÁVEL DOS DISCENTES DOS PRIMEIROS PERÍODOS NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DO IFPB


Resumo
As metodologias de ensino aplicadas aos cursos de engenharia muitas vezes são tradicionais e puramente teóricas, não despertando o aluno para as problemáticas presentes no dia a dia da sociedade. Entretanto para formação de engenheiros com perfil de um profissional capaz de usar e aplicar seus conhecimentos para resolução de problemas, tais como a sustentabilidade, ainda escasso no mercado de trabalho, as universidades devem revisar suas grades curriculares e fazer adaptações envolvendo a temática, levantar questionamentos e propor melhorias, para que os resultados possam impactar de forma positiva o cotidiano das pessoas. Deste modo, este artigo discorre sobre a análise dos resultados de uma pesquisa, que teve como instrumento, um questionário objetivo, com uma questão discursiva, para mensurar a base de conhecimento dos discentes acerca de como fazer uma engenharia sustentável. O instrumento foi aplicado com discentes do primeiro e segundo período do curso de Engenharia Elétrica, do IFPB( Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba) campus João Pessoa. Os resultados obtidos bem como as soluções sugeridas, foram submetidos a análise interpretativa dos pesquisadores.
Código 1551
Evento COBENGE18
Área 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
Subárea 01.3. Avaliação de ensino e aprendizagem
Autores Maísa Lauriane Ferreira dos Santos,Leonardo Marçal da Silva,Nadhábya da Conceição Silva,Suiany Araújo de Meneses
Palavras-chaves Educação. Sustentabilidade. Engenharia.
Arquivo COBENGE18_00048_00001551.pdf
Voltar