APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UMA TURMA DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA MECÂNICAResumo O processo de ensino-aprendizagem é dinâmico e para estar em consonância com as demandas da sociedade e com o perfil dos estudantes necessita de revisões sistemáticas dos conteúdos ensinados, dos métodos de ensino e das ferramentas tecnológicas utilizadas, objetivando viabilizar um processo de aprendizagem significativo. Metodologias ativas apresentam hoje, mais do que antes, em função dos "nativos digitais", um importante repertório para criar significado para o processo de ensino-aprendizagem. Como exemplos de metodologias ativas, podem ser citadas, o Aprendizado Baseada em Times (TBL) e a Sala de Aula Invertida (SAI). O TBL e a SAI foram aplicadas em uma turma do curso de Engenharia Mecânica, do primeiro trimestre, do Centro Universitário SENAI CIMATEC, a fim de introduzir conteúdos importantes para o desenvolvimento do Projeto de Tema Livre. Os objetivos desse estudo foram colocar os estudantes como sujeitos ativos do processo de aprendizagem, promover a troca de conhecimento, a autonomia nos estudos, avaliar o impacto do uso dessas metodologias junto aos estudantes, possibilitar ao professor assumir o papel de facilitador do processo de ensino-aprendizagem, entre outros. Após a aplicação dessas metodologias e da análise dos resultados, pôde-se observar que o resultado do aprendizado em times foi melhor e com menor variação que o resultado individual, além de observar um maior envolvimento e discussões entre os membros do time, aulas mais dinâmicas, participativas, e como os estudantes estudaram previamente, as discussões se deram em um nível mais elevado, facilitando assim a aprendizagem e tornando as aulas mais atrativas. |
Código | 1607 |
Evento | COBENGE18 |
---|---|
Área | 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem |
Subárea | 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem |
Autores | Evandro Minuce Mazo,Guilherme Oliveira de Souza,Renelson Ribeiro Sampaio |
Palavras-chaves | Metodologias Ativas. Sala de Aula Invertida. Aprendizado Baseado em Times. |
Arquivo | COBENGE18_00046_00001607.pdf |