ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA DISCIPLINA DE MICROCONTROLADORES: PROTÓTIPO DE UM CONTROLE DE ACESSO


Resumo
Este trabalho apresenta um relato do uso da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas, na disciplina de Microcontroladores do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial. O problema a ser resolvido foi o controle de acesso aos laboratórios da instituição. Aprendendo os conteúdos da disciplina, os alunos foram incentivados e orientados a desenvolver um protótipo de uma tranca microcontrolada por um PIC18F4520. O objetivo inicial seria fornecer um controle de acesso mais seguro e barato aos laboratórios, no entanto, o sistema pode ser aplicado em diversos outros ambientes. O funcionamento da tranca consiste em o usuário digitar uma senha, através de um teclado matricial, e o sistema apresentar, por meio de um display LCD, se a senha está ou não correta, procedendo depois, caso a senha esteja correta, para o destravamento da porta.
Código 1658
Evento COBENGE18
Área 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
Subárea 01.2. Estratégias pedagógicas
Autores Leandro Honorato de Souza Silva,Luís Romeu Nunes,Yuri Emanoel Pereira Dias,jarbas santos medeiros
Palavras-chaves Aprendizagem baseada em problemas, Aprendizagem Ativa, Microcontroladores
Arquivo COBENGE18_00047_00001658.pdf
Voltar