20 ANOS DE MAGISTÉRIO E ALGUMAS EXPERIÊNCIAS DE PROCESSOS AVALIATIVOSResumo Este artigo apresentará algumas constatações sobre a experiência docente dos autores na comemoração dos seus 20 anos (somados) de magistério nas mais diversas áreas e modalidades - licenciatura, tecnologia, bacharelado e pós-graduação - no estado de Santa Catarina. O objetivo com o artigo é compartilhar a experiência adquirida no ensino, com destaque aos sistemas de avaliação discente. O cenário desta discussão são os dois Institutos Federais (IFs) presentes no estado de Santa Catarina - Instituto Federal Catarinense & Instituto Federal de Santa Catarina. Os autores atuam em cursos de licenciatura, tecnologia e bacharelado em engenharia em diversos campus desses dois institutos durante suas carreiras como docentes de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Neste artigo serão apresentados quatro experiências de avaliação, com suas respectivas vantagens e desvantagens. Conclui-se o artigo com alguns desafios a sua implementação com a intenção de contribuir com a discussão sobre o ensino de engenharia no Brasil. |
Código | 1660 |
Evento | COBENGE18 |
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Área | 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem |
Subárea | 01.3. Avaliação de ensino e aprendizagem |
Autores | Mario Lucio Roloff,Micheli Cristina Starosky Roloff |
Palavras-chaves | Avaliação por Conceitos EPSI, Teste de Sondagem, Recuperação de Conteúdo, Avaliação por Inteiros. |
Arquivo | COBENGE18_00048_00001660.pdf |