ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

A PRESENÇA FEMININA NOS CURSOS DE ENGENHARIA: UM ESTUDO QUANTITATIVO E QUALITATIVO


Resumo
Por todo o mundo, a desigualdade de gênero está presente na história da educação, onde as mulheres são recorrentemente excluídas ou têm sua participação pouco valorizada. No presente, este cenário tem sofrido mudanças, a presença feminina se mostra majoritária nas Instituições de Ensino Superior (IES), entretanto não há uma igual distribuição e representatividade destas mulheres em cursos de ciências exatas e engenharias. Dados mostram que o ingresso de alunas nas áreas de engenharia vem crescendo ano após ano, mas de forma lenta e gradual. Portanto, é necessário definir estratégias de desenvolvimento no campo educacional para estimular a presença feminina em cursos superiores na área de engenharias. Com esse objetivo, surgiu o projeto "Mulheres na Ciência e Engenharia: Conquistando espaço na área tecnológica" do Laboratório de Engenhocas na Universidade Federal do Pará. O projeto busca promover palestras, encontros, oficinas, visitas técnicas, entre outras atividades que possam mostrar o dia-a-dia de uma aluna desta área. Este artigo busca contribuir para a discussão, a partir de uma análise teórica e quantitativa a entrada de mulheres nos cursos de Engenharia do Instituto de Tecnologia (ITEC) da UFPA, no período de 2005 a 2018.
Código 1667
Evento COBENGE18
Área 10. Temas Transversais
Subárea 10.1 Temas Transversais
Autores WELLINGTON DA SILVA FONSECA,Joseline Melo Correa,Elen Priscila de Souza Lobato,Flávia de Cássia Martins Ribeiro,Isabelle da Silva de Lima
Palavras-chaves Mulheres. Engenharia. Ensino Superior.
Arquivo COBENGE18_00079_00001667.pdf
Voltar