ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

ABP APLICADO AO ENSINO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO: UMA PROPOSTA PRÁTICA NAS DISCIPLINAS DE GERENCIAMENTO DE SERVIDORES E SEGURANÇA COMPUTACIONAL


Resumo
Este estudo visa demonstrar a implementação de Metodologias Ativas de Aprendizagem (MAA) aplicado ao ensino de Engenharia da Computação. Busca-se a partir da experiência executada, demonstrar os métodos aplicados, bem como o formato de aplicação. A abordagem para as disciplinas do curso fora adotada em consonância com a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e também com a Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom). A experiência ocorreu para a área de Gerenciamento de Servidores, disciplina do 8º semestre, e também da disciplina de Segurança Computacional, do 9º semestre do curso de Engenharia da Computação da Faculdade SATC. Com uso de ferramentas de suporte como Moodle, Microsoft Office 365 e Microsoft Office Mix. A experiência demonstrou resultados enriquecedores para o desempenho das atividades e condução da metodologia de aprendizagem. O estudo está baseado na Metodologia apresentada, e também em feedbacks dos estudantes no que tange o acompanhamento e a abordagem utilizada na disciplina.
Código 1711
Evento COBENGE18
Área 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
Subárea 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem
Autores Gustavo De Lucca,Daniel Basilio Marcelo
Palavras-chaves ABP. Sala de Aula Invertida. Ensino de Engenharia. Aprendizagem Ativa
Arquivo COBENGE18_00046_00001711.pdf
Voltar