ANÁLISE DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DA DISCIPLINA DE OPERAÇÕES UNITÁRIAS: COMPARAÇÃO POR TURNO E POR GÊNEROResumo O despertar de vocações para a Engenharia pode ser estimulado ao longo dos ensinos fundamental e médio. Assim, são necessárias ações que promovam a afinidade dos estudantes por disciplinas que formam a base de cursos de Engenharia. O presente estudo consistiu na análise dos diferentes estilos de aprendizado apresentados por alunos da disciplina de Operações Unitárias de um curso Técnico em Química da Rede Federal de Educação, com o objetivo de tornar a disciplina, que é introdutória à ministrada na Engenharia Química e áreas correlatas, mais inclusiva e atrativa em relação ao público heterogêneo de alunos. Para identificação dos estilos de aprendizagem, foi aplicado um questionário baseado no modelo de Felder e Silverman (1988), que propõe um perfil de aprendizado definido por quatro dentre oito características predominantes, em diferentes graus de intensidade. A partir da análise estatística dos dados coletados, identificou-se o perfil geral de cada turma e foram realizadas comparações por turma e por gênero. Verificou-se a predominância por um estilo de aprendizagem intermediário, o qual constitui um desafio ao professor mediador devido ao seu caráter diversificado em interesses e preferências. A partir dessa análise, serão propostas estratégias pedagógicas a serem inseridas na disciplina, visando atender às necessidades de alunos com diferentes perfis, com expectativa de aumento da qualidade e do aproveitamento, estimulando assim o interesse de estudantes do ensino médio profissionalizante pela Engenharia. |
Código | 1722 |
Evento | COBENGE18 |
---|---|
Área | 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem |
Subárea | 01.2. Estratégias pedagógicas |
Autores | Janaina Karine Andreazza,FÁTIMA PERES ZAGO DE OLIVEIRA,ADRIANA ELAINE DA COSTA SACCHETTO,Estela Claudia Ferretti,Izabela de França Schaffel |
Palavras-chaves | Estilos de aprendizagem. Ensino técnico e de engenharia. Modelo de Felder-Silverman. |
Arquivo | COBENGE18_00047_00001722.pdf |