APRENDIZAGEM NA ENGENHARIA CIVIL ATRAVÉS DE PROJETO INTERDISCIPLINARResumo Este artigo descreve uma prática de ensino baseada no desenvolvimento de projetos interdisciplinares voltados para o curso de engenharia civil. Esta prática encontra-se consubstanciada nas teorias da aprendizagem significativa de David Ausubel e na teoria sociointeracionista de Levi Vigotsky. As demandas por práticas de ensino que promovam a autonomia do aluno e potencializem o perfil de competências profissionais e transversais demandadas pelo mundo do trabalho contemporâneo constituem um dos principais desafios das instituições de ensino superior. A prática de Projetos Integradores revela-se como estratégia de ensino eficaz no que diz respeito à forte associação entre a teoria e a prática, atribuindo ao aluno o papel de autor e construtor de novos conhecimentos. Como exemplo, neste trabalho é apresentado um projeto interdisciplinar desenvolvido no terceiro ano curso de engenharia civil do Centro Universitário Senai Cimatec. |
Código | 1725 |
Evento | COBENGE18 |
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Área | 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem |
Subárea | 01.4. Multidisciplinaridade e interdisciplinaridade |
Autores | Luara Batalha vieira,Sayonara Nobre de Brito Lordelo |
Palavras-chaves | Projetos de Aprendizagem, Interdisciplinaridade, Sociedade do Conhecimento, Engenharia. |
Arquivo | COBENGE18_00049_00001725.pdf |