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A LINGUAGEM SCRATCH NA INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES


Resumo
Nossa sociedade se encontra atualmente em uma situação de alto integração tecnológica. Tecnologias que além de facilitar nossas tarefas no dia, são ferramentas poderosas na hora de exercer a profissão, como a de engenheiro. Ferramentas como o MATLAB e circuitos microcontroladores como o Arduino, que cada a dia fica mais poderoso e financeiramente acessíveis requerem um nível de conhecimento em programação para o seu uso. Devido as inúmeras linguagens de programação que hoje existe, um aluno iniciando seus estudos na área pode ficar intimidado e não conseguir iniciá-los devidamente. Uma ferramenta recente para auxiliar na introdução no ensino de programação é o Scratch desenvolvido no Lifelong Kindergarden Group do MIT Media Lab. Scratch é uma aplicação gratuita que usa uma linguagem de programação visual. Pôde ser usado para criar animações e jogos, na aplicação de problemas físicos e matemáticos. O Scratch também oferece, em seu website, um acervo com diversos programas criados por outros usuários, programas que podem ser executados e editados no próprio website, fazendo assim o Scratch como um poderoso aliado na iniciação da aprendizagem na área de programação.
Código 173
Evento COBENGE17
Área 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
Subárea 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem
Autores Felipe Mascarenhas Franchini Machado
Palavras-chaves Scratch, Ensino-Aprendizagem, Programação.
Arquivo COBENGE17_00001_00000173.pdf
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