APLICAÇÃO DO MÉTODO DE ENSINO PEER INSTRUCTION NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL EM DISCIPLINAS DE CÁLCULO ESTRUTURALResumo Este trabalho está fundamentado acerca da dissertação sobre a importância do método didático alternativo Peer Instruction como modelo de aprendizagem na docência, no curso de engenharia civil em disciplinas de cálculos estruturais. Sua objetividade está na obtenção, tratamento e análise dos dados coletados a partir da aplicação do método nas disciplinas de tópicos especiais III e IV e estruturas isostáticas. Os resultados obtidos destacaram a eficiência dos acadêmicos à cada questão. Ao ser contabilizada a porcentagem de acertos a cada tentativa de resposta foi possível verificar a efetividade do método com uma média de aumento de acertos em 35,13 % na disciplina de Tópicos Especiais III e IV; 18,31% em Estruturas Isostáticas; 29,17% em Patologias e Recuperação de Estruturas. Após a análise dos resultados individuais da turma, também foram contabilizados e tratados resultados de outra turma que utilizou a didática tradicional de ensino nas três disciplinas supracitadas. Desta forma foi detectada também a efetividade do método a partir da comparação do desenvolvimento dos acadêmicos com o modelo tradicional de ensino e com o Peer Instruction, verificando uma queda do rendimento. A aprendizagem é individual e diferente de acordo com cada indivíduo, e o compartilhamento de conhecimento entre os alunos pode expandir as barreiras limitadoras das faculdades mentais, além de motivar os mesmo a buscar conhecimento prévio, o método proporciona aos acadêmicos a interação entre os alunos comprovando a teoria pedagógica de Vygotsky a respeito do desenvolvimento cognitivo a partir da interpessoalidade dos indivíduos. |
Código | 1774 |
Evento | COBENGE18 |
---|---|
Área | 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem |
Subárea | 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem |
Autores | HUGO RICARDO AQUINO SOUSA DA SILVA,Dayana Trevisan |
Palavras-chaves | Aprendizagem ativa; construtivismo; peer instruction; didática tradicional. |
Arquivo | COBENGE18_00046_00001774.pdf |