APRENDIZAGEM A PARTIR DA INTEGRAÇÃO DE CONHECIMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS VIVIDOS NUMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUAResumo Resumo: No ensino da engenharia a integração de conhecimentos teóricos e práticos é essencial nos dias de hoje. As atividades pedagógicas fora da sala de aula podem constituir-se ótimos instrumentos de aprendizagem. Neste contexto, o objetivo deste trabalho consiste em relatar o aprendizado vivenciado por alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do CEFET-MG ao realizar uma visita de campo metodologicamente planejada, numa estação de tratamento de água em Minas Gerais, onde foi possível compreender e vivenciar na prática a necessidade de mudança da tecnologia de tratamento de água em função das mudanças que ocorreram na qualidade da água do manancial que abastece a referida estação. O trabalho revela a experiência motivadora realizada pelos alunos envolvidos, uma vez que o trabalho permitiu contato direto com a área de atuação da engenharia ambiental e sanitária, possibilitando o envolvimento com uma problemática latente. |
Código | 1834 |
Evento | COBENGE18 |
---|---|
Área | 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem |
Subárea | 01.2. Estratégias pedagógicas |
Autores | Elizabeth Regina Halfeld da Costa,Wederson Nunes de Oliveira |
Palavras-chaves | Metodologias de aprendizado. Vivência prática. Estação de tratamento de água. |
Arquivo | COBENGE18_00047_00001834.pdf |