ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

APLICANDO PBL PARA MELHORAR O DESEMPENHO DE UM CONTROLADOR FUZZY PD+I


Resumo
As aulas expositivas focada no professor torna o aprendizado uma atividade mecânica, com pouca interação no processo de aprendizagem. Com o intuito de motivar os discentes e transformá-los em parte integrante do processo vários métodos de aprendizagem ativas têm sido apresentadas: PBL (aprendizagem baseada em problemas), Instrução por Pares, Role-Play, Storytelling entre outras. Neste artigo foi utilizada a metodologia PBL para resolver o problema de projetar um controlador Fuzzy PD+I para melhorar o desempenho de um controlador PID tradicional. Essa metodologia incentiva o desenvolvimento de várias habilidades, tais como: comunicação, trabalho em grupo, criatividade, análise, desenvolvimento de projetos e capacidade de solução. Os discentes questionam e trocam informações para obter o conhecimento. O objetivo do trabalho foi solidificar os conhecimentos técnicos aprendidos em aulas teóricas, bem como as habilidades de trabalhar em grupo, de analisar e propor soluções. Os resultados alcançados foram positivos, com os discentes reforçando seus conhecimentos teóricos na solução de projetar um controlador Fuzzy PD+I que tivesse um desempenho melhor do que o controlador PID tradicional. Foi positivo, também, as habilidades apresentadas pelos discentes na busca da solução do problema, tais como: pesquisas na internet, comunicação dentro dos grupos e entre os grupos, respeito aos companheiros, análise, desenvolvimento de projeto e capacidade de solução.
Código 1875
Evento COBENGE19
Área 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
Subárea 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem
Autores Celso Aparecido de França,Edilson Reis Rodrigues Kato,Osmar Ogashawara
Palavras-chaves Metodologias Ativas - PBL - Ensino Aprendizagem
Arquivo COBENGE19_00090_00001875.pdf
Voltar