ANÁLISE DOS RESULTADOS DO ENADE PARA CURSOS DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO: UM CAMINHO PARA A QUALIDADEResumo Este trabalho examina a qualidade dos cursos de ECA (Engenharia de Controle e Automação) do Brasil de um modo geral, da UFBA, em particular, e daqueles com conceito 5 nas edições de 2014 e 2017 do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). As análises foram feitas a partir da composição das notas do ENADE, com foco no componente específico da prova e seus objetos de conhecimento para os núcleos de conteúdo básico e profissionalizante. Os resultados encontrados mostram oportunidades de melhoria na exploração de determinados conteúdos para os cursos de ECA e revelam que os cursos de conceito 5, apresentam deficiências questionáveis para o nível de excelência ao qual são atribuídos. |
Código | 1881 |
Evento | COBENGE19 |
---|---|
Área | 08. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia |
Subárea | 08.2. ENADE |
Autores | Marcio Andre Fernandes Martins,Rosana de Almeida Nascimento,Raony Maia Fontes |
Palavras-chaves | Engenharia. Controle e Automação. ENADE. Qualidade. |
Arquivo | COBENGE19_00111_00001881.pdf |