A PRÁTICA DA TRANSDISCIPLINARIDADE NO ENSINO EM ENGENHARIA: DESAFIOS E PROPOSTASResumo O propósito deste artigo é apresentar uma breve exposição de como a mudança do mercado de trabalho está influenciando a formação de engenheiros. Assim, o ensino nas faculdades de engenharia está distante de um modelo adequado. Para que haja uma melhoria, é necessária uma mudança no modelo de ensino tradicional, embasado principalmente nas experiências de profissionais que atuam no mercado de trabalho. A incorporação das mudanças é gradual e depende de fatores que extrapolam o âmbito das universidades. Elas dependem das políticas públicas que orientam a formação dos docentes e dos recursos relacionados às instituições. Uma consideração deste artigo é o crescimento da importância do conhecimento e a necessidade de um trabalho com enfoque transdisciplinar nas universidades. Dentro deste contexto, o artigo explica o conceito de transdisciplinaridade e destaca algumas premissas para assumi-la, como haver compreendido a unidade, correspondência e complementaridade que existe entre a realidade e o conhecimento. Insiste no transdisciplinar como a criação de um novo saber que não representa negação das disciplinas, o qual implica em uma mudança de pensamento. Para sua realização, apela para o trabalho das instituições educacionais, sobretudo das universidades. Afirma a importância da conscientização por parte dos professores da necessidade de transformação do pensamento dos estudantes, de alterar seu modo de dizer e as formas de fazer. A transformação do sistema universitário constitui uma ideia chave. |
Código | 1883 |
Evento | COBENGE19 |
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Área | 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem |
Subárea | 03.4. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade |
Autores | Júnia Soares Alexandrino,Telma Ellen Drumond Ferreira,Evaneide Nascimento Lima,Hugo drumond chaves |
Palavras-chaves | Universidade. Ensino em Engenharia. Conhecimento. Transdisciplinaridade. |
Arquivo | COBENGE19_00092_00001883.pdf |