ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

A INTEGRAÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS ATRAVÉS DA ACESSIBILIDADE ÀS MONOGRAFIAS DOS ALUNOS DA UEMG JOÃO MONLEVADE


Resumo
Este artigo teve como objetivo mostrar como a integração de conhecimentos técnicos e científicos pode ser uma ferramenta importante no desenvolvimento de novas pesquisas, bem como dar maior visibilidade à instituição de ensino na formação de engenheiros. Partindo de uma caracterização do avanço da tecnologia no processo de ensino de Engenharia, foi desenvolvido um projeto com objetivo de salvar trabalhos de conclusão de curso da Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade João Monlevade. A unidade possui quatro cursos: Engenharia de Engenharia de Minas, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Engenharia Metalúrgica, sendo que para o projeto piloto foram salvos os trabalhos do curso de Engenharia de Minas, com a previsão de continuidade do procedimento para os demais cursos no ano de 2019. Durante o ano de 2018, o projeto obteve um significativo interesse dos estudantes em pesquisar os trabalhos e usarem como revisão bibliográfica em trabalhos futuros. Além disso, com utilização da internet foi possível que estudantes de outras instituições também tivessem acesso aos referidos trabalhos.
Código 1887
Evento COBENGE19
Área 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
Subárea 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral
Autores Júnia Soares Alexandrino,Telma Ellen Drumond Ferreira,Filipe Mattos Gonçalves,Larissa Pires Figueiredo,André Martins Lemos
Palavras-chaves Pesquisa. Integração. Engenharia. Internet.
Arquivo COBENGE19_00126_00001887.pdf
Voltar