ANÁLISE DA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA PBL (PROBLEM BASED LEARNING) EM UMA DISCIPLINA INICIAL DOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVILResumo Este trabalho irá relatar sobre duas aplicações de uma metodologia de ensino ativa conhecida por PBL (Problem Based Learning) nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Civil Empresarial da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O Projeto já realizado por dois anos é fruto de uma parceria entre docentes e Grupo PET-Engenharia Civil da Universidade. Além de discorrer sobre a maneira que foi aplicada, o artigo também faz uma breve descrição do que se trata a metodologia, vantagens e as justificativas que levaram a abordagem desse tema na graduação. Na metodologia, aluno é o protagonista do conhecimento que deverá adquirir com a resolução de uma situação-problema de temas pertinentes a sua formação. Cabe ao professor apenas dirigir o estudante para uma correta solução. A temática surgiu diante as novas necessidades do mercado de trabalho que solicita por um profissional mais completo, ou seja, com habilidades não só técnicas, mas também habilidades sociais, visando manter a motivação dos alunos de primeiros anos da graduação com a carreira escolhida. Na primeira abordagem, os alunos tiveram como situação-problema o desenvolvimento de uma parada de ônibus do Campus Carreiros da FURG enquanto que na segunda abordagem tiveram que resolver problemas relacionados ao sistema cicloviário do município de Rio Grande/RS. |
Código | 2049 |
Evento | COBENGE19 |
---|---|
Área | 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem |
Subárea | 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem |
Autores | Juan Carlos Gerez,Gabriele Azambuja Coelho Rodrigues,Lucas Gonçalves de Freitas,Bianca Pereira Moreira Ozório,Karoline Pereira Fagundes |
Palavras-chaves | Engenharia Civil. Metodologia de Ensino Ativa. Evasão. Metodologia PBL. Calouros. |
Arquivo | COBENGE19_00090_00002049.pdf |