A ESCOLA PILOTO DE ENGENHARIA QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁResumo Uma inovadora concepção de Escola Piloto, oferecendo disciplinas fora do currículo de graduação em Engenharia Química ministradas por professores, pesquisadores e profissionais em Engenharia Química, é um projeto inovador constituído por estudantes de graduação em conjunto com professores tutores para explorar conteúdos relevantes de atuação dos profissionais, não abordados na formação, gerando materiais didáticos, através de cursos e oficinas. A partir da criação da primeira Escola Piloto deste gênero no país em 2012, o projeto se expandiu e continua com novas iniciativas. Na UFC a EPEQ foi registrada como projeto de extensão, sendo a terceira nessa modalidade. Soma-se atualmente mais de dez Escolas Piloto (EPEs) em IES, o que proporcionou a realização do I Encontro Nacional das Escolas Piloto e a instalação do Conselho Nacional, com objetivo de compartilhar conhecimentos, divulgar ações realizadas e incentivar a criação de outras unidades. O presente trabalho apresenta resultados exitosos, através de ações realizadas pelos diversos cursos ministrados para estudantes e profissionais das áreas de engenharia e tecnologia. |
Código | 2079 |
Evento | COBENGE19 |
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Área | 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem |
Subárea | 03.1. Estratégias pedagógicas |
Autores | João José Hiluy Filho,Pedro Felipe Gadelha SIlvino,Italo Ximenes Marques |
Palavras-chaves | Escola Piloto. Metodologias Ativas, Ensino Aprendizagem. |
Arquivo | COBENGE19_00089_00002079.pdf |