APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIAResumo No mundo atual é desejável que os profissionais tenham competência para trabalhar em ambiente colaborativo se ajudando mutuamente para atingir determinado etivo. A Aprendizagem Colaborativa foi proposta justamente para trazer para o ambiente escolar essa competência do mundo profissional. Na Aprendizagem Colaborativa os alunos trabalham em grupo em uma dada tarefa. O trabalho em grupo envolve várias habilidades, entre elas: de comunicação, liderança, administração de problemas e análise de problemas e projetos. Este artigo mostra a implementação da Aprendizagem Colaborativa na disciplina de Eletrônica de Potência do curso de Engenharia Elétrica da UFSCar. Os alunos foram incentivados a elaborar projetos para aulas práticas da disciplina. O objetivo foi de motivar os alunos a trabalhar em grupo para desenvolver várias habilidades (comunicação, liderança, de criatividade, administração de problemas, entre outras). Os resultados obtidos foram animadores, sendo que 80% dos alunos aprovaram a iniciativa do professor e todos os alunos se motivaram a buscar informações complementares às obtidas durante as aulas teóricas. |
| Código | 2196 |
| Evento | COBENGE19 |
|---|---|
| Área | 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem |
| Subárea | 03.1. Estratégias pedagógicas |
| Autores | Celso Aparecido de França,Claudionor Francisco do Nascimento,Edilson Reis Rodrigues Kato,Carlos Alberto De Francisco |
| Palavras-chaves | Aprendizagem Colaborativa - Metodologias Ativas - Ensino Aprendizagem |
| Arquivo | COBENGE19_00089_00002196.pdf |