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A INTERDISCIPLINARIDADE NA ENGENHARIA POR MEIO DE UM PROJETO INTEGRADOR: UMA ABORDAGEM PRÁTICA


Resumo
As características inerentes, requisitadas na formação de um profissional do universo corporativo, vêm sendo cada vez mais trabalhadas no âmbito acadêmico, sendo estas: boa comunicação, liderança, criatividade, resiliência e diversas outras. Nesta perspectiva, é necessário a criação de ações para o desenvolvimento das chamadas soft skills supracitadas, seja através de programas de formação de líderes ou de um ambiente de protagonismo do aluno. Com o enfoque em uma metodologia ativa, inicia-se a discussão referente ao aspecto de cooperação e competição e qual destes teria a melhor percepção do aluno para o desenvolvimento da interdisciplinaridade também exigida. Neste contexto, este artigo propõe o desenvolvimento de uma atividade para alunos ingressantes dos cursos de engenharia de produção, engenharia mecânica e engenharia civil, a fim de trabalhar a visão sistêmica da transversalidade dentro das diversas áreas do conhecimento abordadas nestes três cursos. A atividade consiste no estudo e confecção de uma estrutura, semelhante à uma ponte, em pequena escala, que deve suportar a massa de um projétil em movimento, bem como ter o entendimento da sua linha de produção quanto à correta sequência de produção, à medição do tempo das suas fases de execução e dos seus custos estimados.
Código 2206
Evento COBENGE19
Área 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
Subárea 03.4. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade
Autores Ítalo Linhares Salomão,Clídio Richardson Gonçalves de Lima,Rafaela Ponte Lisboa Cardoso,Alexandre de Souza Rios
Palavras-chaves Projeto integrador. Interdisciplinaridade. Competências Comportamentais.
Arquivo COBENGE19_00092_00002206.pdf
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