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ARTIGO

A RELAÇÃO INSTITUIÇÃO EMPRESA NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTEGRADOR DESENVOLVIDO NO UNIPAM


Resumo
No Brasil, as instituições de ensino superior (IES) tendem a enfrentar um grande desafio no que diz respeito à educação, a IES busca metodologias eficientes para formar pessoas capazes de desenvolver habilidades e competências necessárias para criarem seu próprio negócio como também atuarem no mercado de trabalho com mais competência. Para o curso de Engenharia Elétrica as Diretrizes Nacionais Curriculares (DCNs) orientam que sejam usadas tecnologias da informação, com foco no contexto de inovação. Assim, com os diversos programas existentes no UNIPAM, o curso de Engenharia Elétrica cumpre as metodologias que as DCNs recomendam. Dentre diferentes ferramentas, utilizadas para o ensino-aprendizagem o Projeto Integrador (PI) intercursos aliado às empresas destaca-se como uma prática pedagógica aplicável à realidade do Ensino Superior. Assim, o objetivo deste artigo é apresentar a importância e o impacto do Projeto Integrador, demonstrando a articulação entre a prática de ensino, a aproximação com as empresas, os saberes e a realidade do mundo do trabalho e, principalmente, os benefícios para a formação dos educandos das áreas de engenharia e tecnologia auxiliando no planejamento de um curso de graduação mais eficiente.
Código 2251
Evento COBENGE19
Área 12. Relação Universidades/Cursos com Empresas
Subárea 12.2 Participação das empresas na organização de cursos e na melhoria contínua destes
Autores JÉSSICA NAYARA MARTINS,LORENA CASSIA GONTIJO DOS REIS,Fabio de Brito Gontijo,Raiane Carolina Teixeira de Oliveira
Palavras-chaves Instituições de Ensino Superior. Diretrizes Nacionais Curriculares. Projeto Integrador. Impacto.
Arquivo COBENGE19_00124_00002251.pdf
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