ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

Análise da Influência de Animações Infantis na Resolução de Problemas de Engenharia


Resumo
O desenvolvimento de novas abordagens de ensino é importante para que a educação acompanhe o desenvolvimento das crianças e seu envolvimento com o uso das tecnologias. Neste contexto, este estudo investiga a influência de desenhos animados no desenvolvimento de habilidades de engenharia com crianças do jardim de infância. A metodologia utilizada nesta pesquisa abordou a aplicação de um desenho animado com 15 crianças de 4 a 5 anos e em sequência a solução de problemas relacionados a temática do desenho. A avaliação foi feita por meio da observação de filmagens das atividades, acompanhando as trajetórias desenvolvidas por cada grupo de crianças, seus tempos de permanência em cada uma das etapas da atividade e as ações escolhidas por cada criança. Os resultados indicaram que desenhos infantis podem agregar ao ensino de habilidades de engenharia quando acompanhados de atividades práticas.
Código 2292
Evento COBENGE19
Área 11. Interação com o Ensino Fundamental e Médio
Subárea 11.1 Relato de experiências
Autores André Luiz Maciel Santana,CHRISTOPHER THOMAS KLINGBEIL CARDOSO
Palavras-chaves : Habilidades do Engenheiro. Desenhos Infantis. Aprendizagem Criativa.
Arquivo COBENGE19_00121_00002292.pdf
Voltar