ANÁLISE DO MASSIVE OPEN ONLINE COURSE (MOOC) APLICADO AO ENSINO E APRENDIZAGEM EM ENGENHARIAResumo Com os avanços da Tecnologia da Comunicação e Informação (TIC), a disseminação global em larga escala de computadores, dispositivos móveis e da internet, tornou possível o surgimento de novas plataformas e metodologias de ensino e pesquisa. O Massive Open Online Course (MOOC) se apresenta como uma plataforma alternativa para o ensino, viabilizado por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, que visem oferecer a um grande número de alunos a oportunidade de ampliar seus conhecimentos num processo de coprodução. O MOOC, apesar ser um conceito relativamente novo no processo de ensino, torna-se uma ferramenta com forte impacto e grande potencial para o ensino de extensão e complementar para alunos de graduação Engenharia, nos quais há vasta oferta de cursos de diversas instituições de ensino em nível mundial. O presente artigo apresenta um estudo bibliométrico sobre os cursos ofertados para Engenharia em plataformas MOOC, analisando os tipos de cursos, carga horária, universidades e professores envolvidos. Como resultados, constatou-se a oferta de 143 cursos, através de 17 plataformas MOOC, envolvendo 81 instituições de ensino de 25 países. Desta feita, obteve-se um mapeamento e análise da oferta educacional em MOOC para as áreas de Engenharia, evidenciando-se as plataformas disponíveis, as universidades envolvidas. |
Código | 238 |
Evento | COBENGE17 |
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Área | 07. Educação presencial e à distância em Engenharia e Tecnologia |
Subárea | 07.1. Formação mediada por tecnologia |
Autores | Jeferson Spiering Böes,Lia Fontenele Cavalcante,ANA PAULA LIMA BARBOSA,LEONARDO TAVARES DE SOUZA |
Palavras-chaves | MOOC, Engenharia, Ensino, TIC. |
Arquivo | COBENGE17_00024_00000238.pdf |