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APLICAÇÃO DA TUTORIA ROTATIVA COMO FORMA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE SOFTWARE EM ENGENHARIA


Resumo
Sabe-se que há muito tempo o processo de aprendizagem, em âmbito mundial, se configura, predominantemente, em uma forma de captar, passivamente, informações dadas por um agente ativo, conhecido como professor. No entanto, com o avanço tecnológico, urge a necessidade do desenvolvimento de métodos de aprendizagem e de tomada de decisão mais simples e mais rápidos, em que não seja necessária a concentração do conhecimento em, apenas, alguns indivíduos. Com isso, o grupo PET, Civil, da Universidade Federal do Ceará, desenvolveu a atividade "Coopera PET" que tinha como objetivo utilizar a metodologia da tutoria rotativa para melhorar o nível de destreza e ampliar os conhecimentos dos alunos sobre um software. A atividade consistia em condicionar o estudo prévio do tutorial do software, de acordo com o plano de conteúdo estipulado pela comissão organizadora da atividade, e em dividir os conteúdos entre os participantes que deveriam estudá-lo e repassar aos demais em encontros previamente marcados. Considerados tutores, estes recebiam a responsabilidade de preparar formas de melhorar a aprendizagem dos demais. Apesar da dificuldade sentida devido à aplicação de uma metodologia inovadora, a atividade proporcionou ao grupo uma maior autonomia em relação à aprendizagem e pôde-se comprovar que as atividades mais práticas conquistam mais facilmente o interesse dos alunos.
Código 2424
Evento COBENGE19
Área 09. Programas Especiais
Subárea 09.1. Grupos PET (Programas Especiais de Treinamento)
Autores Antonio Henrique Azevedo Carneiro,Alexandre Araújo Bertini,Lucas Farias Firmeza,Brenda Arielly Mendonça Rodrigues,Jefferson de Sousa Facó,Jonatas Medeiros de Freitas Cacau Martins
Palavras-chaves Cooperação, Software, Tutoria, Metodologia, Aprendizagem
Arquivo COBENGE19_00113_00002424.pdf
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