A AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO SOB A ÓTICA DOS EGRESSOSResumo O presente artigo tem como objetivo, sob a ótica do egresso, apresentar uma avaliação qualitativa da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco - POLI/UPE e sua influência na carreira profissional dos que nela se graduam. Uma pesquisa foi realizada com o intuito de coletar dados qualitativos referentes à instituição, extraindo pontos como indicadores de qualidade de ensino, estrutura da faculdade e importância na carreira profissional. A pesquisa foi desenvolvida a partir de estudos estatísticos provenientes dos resultados coletados em duas etapas de um formulário digital, no qual seus conceitos avaliativos assemelham-se aos apresentados pelo ENADE - com escala de satisfação variando de um a cinco, e, além disso, utiliza a interface digital GoogleDocs com perguntas objetivas, tendo como amostra para estudo os egressos dos sete cursos de engenharia ofertados pela instituição. Os resultados obtidos apontam que a instituição carece na infraestrutura, porém sua influência na formação do profissional de engenharia, tanto na parte teórica - que se refere ao conteúdo programático e atuação docente, quanto na realização prática - referente à estágio/profissão, possuem os melhores índices avaliativos. Com essa pesquisa, evidencia-se a relevância da avaliação institucional através dos egressos, visto o levantamento de pontos a melhorar, bem como a ratificação do alto grau de satisfação dado à qualidade de ensino oferecida pela POLI-UPE. Recomenda-se a continuidade desse trabalho de avaliação para atualização dos dados coletados e busca de uma evolução da formação intelecto-profissional dos seus estudantes. |
Código | 2439 |
Evento | COBENGE19 |
---|---|
Área | 08. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia |
Subárea | 08.1. Instrumentos e processos de avaliação |
Autores | JOSÉ ROBERTO DE SOUZA CAVALCANTI,Amanda Pereira Sales Cavalcanti,João Carlos Batista de Oliveira,Raiane Soares da Silva |
Palavras-chaves | Egressos. Ensino Superior. Avaliação qualitativa. |
Arquivo | COBENGE19_00110_00002439.pdf |