A EXPERIÊNCIA DE PROPOSIÇÃO DE UM PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO ENTRE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRAResumo As novas diretrizes para o ensino em engenharia enfatizam a integração entre graduação e pós-graduação. As universidades públicas brasileiras desenvolveram programas de ensino de pós-graduação e em alguns casos, esse esforço aconteceu sem interligação com a formação ao nível de graduação. Relata-se o caso de uma unidade de universidade pública que passou por esse processo e, ao identificar o problema em 2014, criou diretrizes para a graduação e realizou um esforço específico de integração. O resultado foi o desenvolvimento de um Programa de Integração do Ensino de Graduação com a Pós-Graduação. O presente artigo descreve a motivação e a forma como foram conduzidas as discussões bem como a proposta de integração. Ao final, apresentam-se considerações sobre os resultados e os próximos passos a serem desenvolvidos. |
Código | 2444 |
Evento | COBENGE19 |
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Área | 02. Projeto e Gestão de Cursos |
Subárea | 02.2. Implantação e acompanhamento das novas DCNs |
Autores | Daniel Capaldo Amaral,Vilma A Oliveira,José Carlos M Vieira Júnior,Antônio Nélson Rodrigues da Silva |
Palavras-chaves | Integração com a pós-graduação. Ensino de engenharia. Experiências de turmas reunidas. |
Arquivo | COBENGE19_00086_00002444.pdf |