ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

ANÁLISE DO ENSINO DA METROLOGIA NOS CURSOS DE ENGENHARIA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS


Resumo
Com o desenvolvimento da industrial mundial, a demanda de serviços que busquem a eficiência e a qualidade tem crescido, necessitando de profissionais qualificados para aplicar o uso correto dos conceitos da metrologia e das ferramentas de controle da qualidade. Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise de como o ensino de metrologia acontece nas universidades federais brasileiras nos cursos de graduação em engenharia mecânica. É realizado um comparativo entre os conteúdos, carga horária e pré-requisitos. A partir da análise crítica realizada, e tendo como referências a última versão das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia e as Diretrizes Estratégicas para a Metrologia Brasileira no quadriênio 2018-2022, é proposta uma ementa com o conteúdo mínimo esperado para disciplina de metrologia nos Curso de Engenharia Mecânica ou similares.
Código 2489
Evento COBENGE19
Área 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
Subárea 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral
Autores Matheus Santana Carvalho,Sueli Fischer Beckert
Palavras-chaves Metrologia. Ensino de metrologia. Engenharia Mecânica. Universidades Federais brasileiras.
Arquivo COBENGE19_00126_00002489.pdf
Voltar