APRENDIZAGEM ATIVA E USO DE RECURSOS INTERATIVOS NO CONTEXTO DE UMA AULA EXPOSITIVA DIALOGADAResumo Palestras e aulas expositivas fazem parte das atividades cotidianas de professores e cientistas, no entanto, estes profissionais usualmente não recebem formação pedagógica ou treinamento para o uso de estratégias educacionais e tecnológicas para realizar estas atividades. As aulas atuais se parecem muito com as ministradas há séculos atrás, centradas no professor e com os estudantes muito passivos. Estudos indicam que o nível de atenção em uma aula ou apresentação começa elevado, mas decai muito com o tempo e volta a se elevar mais no final. A experiência tem mostrado que aulas interativas superam as passivas na questão de retenção da atenção e no nível da aprendizagem. Nesse contexto, recursos tecnológicos como clickers e aplicativos digitais via web possibilitam aos estudantes responder em tempo real a questões apresentadas pelo professor, que por sua vez recebe um feedback sobre a opinião ou o nível de compreensão dos estudantes. O presente trabalho discute as alternativas para tornar as aulas expositivas em experiências de aprendizagem ativa e relata o desenvolvimento de uma oficina de formação docente que aborda as vantagens de se planejar apresentações e aulas expositivas interativas, utilizando recursos tecnológicos. As oficinas foram organizadas pelo Grupo de Trabalho de Metodologias Ativas e Estratégias de Avaliação - MetAA da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. |
Código | 2563 |
Evento | COBENGE19 |
---|---|
Área | 07. Formação Pedagógica dos Professores |
Subárea | 07.1. Iniciativas inovadoras de formação |
Autores | Flávio Yukio Watanabe,Armando Ítalo Sette Antonialli,Flávia Gomes Pileggi Gonçalves,Roberta de Fátima Carreira Moreira Padovez,Andrea Aparecida Contini,Ana Carolina Sartorato Beleza,Ester Almeida Helmer,Karina Gramani Say,Anielle Cristhine de Medeiros Takahashi |
Palavras-chaves | Aula expositiva. Tecnologia. Interação. Aprendizagem ativa. |
Arquivo | COBENGE19_00105_00002563.pdf |