APRENDIZAGEM ORIENTADA POR PROJETOS: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA APLICADA À DISCIPLINA DE PROJETO INTEGRADOR: RESISTÊNCIA E ESTRUTURAResumo A tradição no ensino da engenharia traz consigo práticas de ensino expositivas, promovendo um aprendizado passivo, baseado em instruções, erguendo grandes fronteiras entre a docência e a discência. A decisão de empoderar o aluno em seu processo de aprendizagem é capaz de construir e aprimorar habilidades cognitivas e competências necessárias para um desenvolvimento significativo e uma formação profissional completa e autônoma.O presente estudo de caso aborda os efeitos da implementação pedagógica dos métodos de aprendizagem baseada em problemas (PBL - problem-based learning) e aprendizagem baseada em projetos (PJBL - project-based learning) para estudantes de graduação de programas de engenharia. O processo de inserção de metodologias ativas, com projetos propostos para integração dos conteúdos das disciplinas, impactou positivamente no processo de desenvolvimento de capacidades intelectuais, técnicas e empreendedoras.A aceitabilidade do método foi avaliada por meiopesquisa facultativa entre os discentes sobre o grau de contribuição para o aprendizado, grau de contextualização dos conteúdos, motivação na realização de projetos, validação e protagonismo no aprendizado. Os resultados obtidos demonstraram elevados índices de aceitação da metodologia condizentes com a resposta didática observada em sala de aula. |
Código | 2630 |
Evento | COBENGE19 |
---|---|
Área | 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem |
Subárea | 03.1. Estratégias pedagógicas |
Autores | Vanessa Gomes Matos,Guilherme Moura Afonso da Silva,Carla Adriane Ramos Segatto Fontoura |
Palavras-chaves | PBL. PJBL. Metodologias ativas. Ensino a Engenharia |
Arquivo | COBENGE19_00089_00002630.pdf |